-
Arquitetos: Heatherwick Studio
- Área: 9 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hufton + Crow
-
Fabricantes: Jansen, Nicholson Roof Products, Propak Architectural, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com sua sede em King's Cross há algum tempo, o Heatherwick Studio conhece bem a vizinhança onde localiza-se o edifício histórico objeto deste inusitado projeto de reforma. Os arquitetos reinventaram dois ícones históricos da década de 1850, transformando-os em um novo centro comercial que abriga cerca de 60 novas lojas, abrindo por primeira vez para o público este antigo terreno na região central de Londres.
O projeto da Coal Drops Yard é a primeira grande obra concluída do Heatherwick Studio em Londres, além de uma série de empreendimentos de grande escala que os arquitetos da capital estão desenvolvendo atualmente, projetos como o novo edifício da Google em King's Cross e a transformação do Centro de Exposições Olympia London.
Em 2014, o estúdio foi contratado pela King´s Cross Central Limited Partnership para desenvolver uma transformação radical no terreno e seus edifícios. Este belo par de edifícios vitorianos foram construídos para armazenar o carvão vindo do norte da Inglaterra para ser então distribuído em Londres através de embarcações e carroças. Mas, com o passar dos anos, estas estruturas ornamentadas de ferro fundido e tijolo maciço acabaram perdendo sua utilidade prática e caindo no esquecimento, abrigando uma série de atividades antes de ser praticamente abandonada a partir dos anos 90.
O grande desafio então era transformar estes edifícios degradados em um terreno bastante complicado em um novo e vibrante distrito comercial, onde as pessoas pudessem se reunir e circular livremente.
O projeto parte da ideia de extensão dos telhados de duas águas dos armazéns, conectando estas duas estruturas de modo a definir o pátio, além de criar novas oportunidades de circulação pela área e através dela. Este elemento fluido e altamente tecnológico se entrelaça com seu referente histórico construindo uma nova narrativa espacial. Esta cobertura abriga um novo pavimento superior que flutua sobre a praça, um grande espaço coberto ao ar livre, o foco central do projeto desenvolvido pelos arquitetos do Heatherwick Studio.
O conceito do projeto celebra as camadas históricas deste local e a arquitetura vitoriana de seus edifícios industriais. Ao mesmo tempo, o novo edifício disponibiliza uma área total de mais de 9.000,0 metros quadrados de espaços comerciais, além de um espaço público significativo para a região. As unidades disponíveis variam em tamanho, de muito compactos (15,0 m2) a extremamente generosos (1800 m2), acomodando uma ampla gama de estabelecimentos, além de novos restaurantes, bares e cafés.
De forma a maximizar a permeabilidade no tecido urbano histórico de King's Cross, duas entradas foram abertas em ambas extremidades do terreno e outras tantas junto à Stable Street. O pátio se tornará um novo espaço público permeável dentro do bairro, contribuindo para a transformação mais ampla da região como um lugar vibrante para se morar, trabalhar, relaxar e estudar.